quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ministério Público denuncia empresa Promise RH por aplicar o golpe do falso emprego no Rio

De acordo com o subscritor da denúncia, Promotor de Justiça Alexandre Themístocles, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) requereu a proibição da sua atividade empresarial de prestação de serviços. Os donos da Promise RH poderão ser investigados pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. 


O Ministério Público do Rio fechou, nesta quarta-feira (10), o escritório de uma empresa no Centro do Rio sob a acusação do golpe do falso emprego.

Na internet, a empresa se dizia especializada em recursos humanos, com objetivo de atender profissionais que buscam uma nova colocação no mercado de trabalho.


Os serviços vão desde divulgação dos clientes à preparação do profissional para processos seletivos e custavam até R$ 6 mil, de acordo com o MP.

Através da quebra de sigilo bancário da empresa RHX, foram bloqueadas as contas dos sócios Cláudio Ricciopo de Moraes, José Cláudio Barroso de Moraes e Filipe Cascardo de Oliveira.

Os donos da RHX estão sendo investigados pelos crime de estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

O promotor Alexandre Themístocles já havia denunciado, pelo mesmo motivo, as empresas Promise Treinamento e Desenvolvimento Profissional e RH Prime Consultoria em Recursos Humanos.

As empresas de fachada também iniciavam o golpe convocando pessoas desempregas e inexperientes para entrevistas de trabalho para uma vaga de emprego que não existia.

No início da tarde desta quarta, os agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP entraram no escritório da empresa RHX.

“Chega aqui, é uma firma de fachada. Íamos ser lesadas. Não tinha vaga nada”, disse uma suposta vítima.

Um jovem disse que sequer deu o contato dele para a empresa.

“Um transtorno, né? Você pensa que é algo sério e eles pesquisam, te fazem um contato, prometendo algo que na verdade não existe”, afirmou o jovem.