segunda-feira, 10 de junho de 2013

Estudantes fazem protesto contra aumento da passagem de ônibus no Rio

Os estudantes cariocas resolveram fazer o que os estudantes gaúchos fizeram com sucesso. Foram para as ruas e conseguiram derrubar o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre. Fazem bem os estudantes em protestar contra o aumento. Faz parte do jogo. É preciso divulgar e apoiar as manifestações, porque o serviço de ônibus no Rio de Janeiro é muito ruim. É um dos mais caros, senão, o mais caro do país. E agora com essa manobra de unificar a tarifa, os empresários mais uma vez demonstram um baixo compromisso com a população e tratam de tirar proveito para colocar mais dinheiro no bolso sem necessidade. Porque dá tranquilamente pra ter lucro.

Imagem: Reprodução / Terra Notícias

Os empresários reclamam, reclamam, reclamam. Mas eu queria saber o seguinte: Quantos empresários devolveram concessão no Rio de Janeiro? Então, não é verdade que esse seja um setor sacrificado. Não é verdade que os empresários que se envolveram com essa atividade, tenham falido, passado fome ou coisa parecida. São empresas prósperas que ganharam muito dinheiro e continuam ganhando dinheiro. Empresários que entraram num ramo extremamente lucrativo.

Agora, fazer a população refém de ações levianas e quase criminosas como essas de aumentar a passagem de forma exorbitante, de aumentar os intervalos e de tirar ônibus com ar-condicionado das linhas por causa da unificação da tarifa é no mínimo uma SACANAGEM. Pode até haver legalidade nisso, mas a questão é saber se tem MORALIDADE.

Portanto, é de fundamental importância que o prefeito Eduardo Paes intensifique o trabalho de fiscalização e de punição em cima das empresas. E se o empresário reclamar, peça a concessão de volta, faça um leilão e uma concorrência pra outro. Tenho certeza que vai fazer fila na porta!!!

DEUS É PAI: Adesão à Jornada Mundial da Juventude é baixa

“Até agora, cerca de 250 mil pessoas se cadastraram para participar do evento", diz colunista.
O número de jovens inscritos para a Jornada Mundial da Juventude com o papa Francisco, no Rio de Janeiro, está frustrando todas as expectativas e previsões. Começaram falando em milhões de pessoas e agora parece que são apenas 250 mil inscritos. Houve quem falasse em até 4 milhões de peregrinos!!!

Coluna Mônica Bergamo - Folha de S. Paulo

Lembrando que é a primeira viagem do primeiro papa de origem sul-americana ao maior país católico do mundo. Se um evento desse não reunir 2 ou 3 milhões de pessoas, terá sido um fracasso do ponto de vista da mobilização que ele próprio se propõe. Não estou aqui estabelecendo nenhuma comparação religiosa, por favor. Mas o bloco Suvaco do Cristo leva muito mais de 250 mil pessoas para as ruas. Vou repetir, será um fracasso do ponto de vista da mobilização e do apelo que o novo papa foi capaz de produzir.

Justiça de quinta categoria manda soltar quatro acusados pela tragédia da boate Kiss no Rio Grande do Sul

Não consigo entender qual é a lógica da justiça no Brasil. Juízes e réus assassinos andam de mãos dadas. Essa é a realidade IRRESPIRÁVEL desse país. Caros desembargadores, IRRESPONSABILIDADE não é ILEGALIDADE. A IRRESPONSABILIDADE não é sequer uma informalidade. A pessoa pode estar dentro da mais absoluta formalidade, dentro da mais absoluta legalidade e, ainda sim, cometer uma baita IRRESPONSABILIDADE. E foi absolutamente isso que os senhores fizeram.

Imagem: Reprodução / Jornal O Globo

Senhores magistrados, por favor, saiam da soberba, saiam do Olimpo e desçam ao nível da Terra em que vivem e trabalham os cidadãos que lhes pagam os salários. Excelências, digam pra mim, o que faltou nos autos do processo para se chegar a conclusão de que aquela boate era uma ARAPUCA? O que faltou para manter os acusados presos pelos crimes que cometeram? O que os acusados tinham que fazer de mais grave pra ficarem presos? Se as provas existentes não foram suficientes, eu não sei o que mais eles deveriam ter feito para continuarem presos.

Prezados, desembargadores. Os senhores acham que fizeram justiça? Se três das vítimas da boate Kiss fossem a mãe dos senhores, esses quatro acusados seriam soltos? Foi uma decisão correta, equilibrada, sensata e serena a liberdade destes acusados pela tragédia que matou 242 pessoas queimadas e asfixiadas?

Mau tempo e a falta de equipamentos mais modernos fecham Santos Dumont duas vezes para pousos

A capacidade operacional dos aeroportos é determinada pela tecnologia que eles adotam. Se equipamentos modernos fossem instalados nos aeroportos brasileiros, esses problemas de visibilidade acabariam.
Em aeroportos internacionais, os pousos com visibilidade zero são permitidos por causa da qualidade do equipamento de controle de pouso. O piloto não faz nada, não enxerga um palmo na frente do nariz. Mas o pouso é seguro porque tem equipamentos que já estão no grau 5 de modernidade.
                                           
Imagem: Reprodução / Jornal O Globo

O CAT é um equipamento ultramoderno que conduz o pouso e a decolagem dos aviões com visibilidade zero. A tecnologia com o passar dos anos vai se aprimorando e já está no gau 5. No Brasil, ele ainda está no grau 3. Ou seja, o mau tempo não fecha aeroportos que estão bem equipados. O problema de equipamento não é um problema de clima, é um problema de GRANA, de INVESTIMENTO em tecnologia de segurança.

Veja abaixo um pouso com visibilidade zero

Passageiros enfrentam filas e tumultos no Aeroporto Santos Dumond, no Rio

Essa Infraero é uma "POUCA VERGONHA". Vejam se não é uma palhaçada. O Santos Dumont funcionou durante décadas com embarque a pé. Eu até entendo que aumentou a demanda, mas as obras que fizeram no aeroporto não agregaram nenhuma vantagem às que já existia como a proximidade das aeronaves e o fluxo mais ágil dos passageiros. Tinha problema? Sim. Mas não tenho na memória tanto tumulto em aeroporto quanto tem hoje.
Portal G1 / Foto: Reprodução Internet

Esses caras da Infraero não são só INCOMPETENTES, eles são BURROS TAMBÉM. Se você não tem ônibus suficiente para levar os passageiros até os aviões, algum tipo de deslocamento a pé é possível. Deixem que os bípedes façam o que sabem fazer desde os primórdios da espécie. Deixem que eles, orientados pelos guias da companhia, cheguem até o avião. Algum trajeto é possível fazer, tenho certeza que é.

Esses burocratas da Infraero dificultam a vida do cidadão, mudando regras toda hora. Uma hora pode entrar um troço, outra hora não pode. Tem hora que o alicate pode, tem hora que não pode. Tem hora que a coisa apita, tem hora que não apita. Você desce no aeroporto e logo ouve um cara gritando: "TÁXI!, TÁXI! DE BAIXO DA RAMPA!". Isso é medieval.

O sistema aeroportuário brasileiro é uma POUCA VERGONHA. É essa NOJEIRA!!!. E esses burocratas da Infraero ficam posando de autoridades e cheios de não me toques. Ficam ofendidinhos quando você os xinga. Até te processam. São uns IDIOTAS COMPLETOS. Essa tal de Infraero é um lixo. E não é um lixo por causa dos funcionários. É um lixo por causa da gestão, por causa da interferência política, do jogo político em cima dela que fez com que ela se metesse em muita CORRUPÇÃO.

É todo um jogo em que você vê a INEFICIÊNCIA e a BANDALHEIRA do ponto de táxi até dentro do avião. E do avião até o ponto de táxi. Basta usar os aeroportos brasileiros pra você ver o que são. É uma BRINCADEIRA!!!. É uma VERGONHA!!!. É uma coisa HORROROSA!!!. Esse é o padrão do serviço público brasileiro. IMAGINA NA COPA!!!

Moradores acusam Polícia Militar pela morte de trabalhador em Duque de Caxias

O problema não é um 'FATO ISOLADO', como gostam de dizer as autoridades policiais, mas sim a REGULARIDADE com que esses 'FATOS ISOLADOS' acontecem e o fator de risco que está incorporado nas ações da PM. Essas políticas de segurança são implantadas porque a mãe de algum responsável não está presente no local das operações. É preciso mudar a forma de se fazer essas operações de rotina. Cadê o setor de inteligência da PM? Se sempre há mortes de inocentes, eu pergunto: Por que não mudar beltrame? Não é preciso ser nenhum gênio pra fazer isso.

Extra Online

Polícia divulga imagens do FDP suspeito de estuprar mulher na estação do metrô do Rio

Por que a imagem do estuprador levou 3 meses pra ser divulgada pela polícia? Segundo o setor de 'inteligência' da polícia, as imagens não foram divulgadas para manter o sigilo da investigação. QUE SIGILO! É MENTIRA! É IDIOTICE! Tanto é que não teve investigação eficaz nenhuma, não pegaram o cara e ele continuou solto fazendo outras vítimas.
Agora, por exemplo, o que fizeram as autoridade norte-americanas no atentado de Boston 24 horas depois? Botaram as imagens dos suspeitos na boca do sapo!

Extra Online

O que faz uma autoridade que quer capturar um criminoso cuja foto ela tem? Divulga essa foto para a maior quantidade de gente possível, o mais rápido possível pra não dar tempo pro cara fugir. É assim que funciona. Não entendi até agora esse procedimento duvidoso da polícia do Rio. Já tivemos outros episódios nos quais foram adotados os mesmos procedimentos de divulgação das imagens. Não entendo porque, nesse caso, demorou tanto.

Isso é mais uma demostração do quanto é importante que você não compactue pelo silêncio, pela omissão com os crimes que presencia. Pode ser um grande crime ou um pequeno crime. Se for um crime que ameaça a coletividade; DENUNCIE!!! PONHA A BOCA NO TROMBONE!!! Ligue pra quem você achar que deve ligar!!!

Quer ligar pra Band? Liga pra Band! Quer ligar pra Globo? Liga pra Globo! Quer ligar pra CBN? Liga pra CBN! Quer ligar pra Transamérica? Liga pra Transamérica! Enfim, não importa pra qual emissora de rádio, TV ou jornal você vai ligar. O importante é que você ligue. Faça isso!!! Não deixe de procurar uma maneira de tornar público o seu caso ou o crime presenciado por você. Preserve a sua identidade e opte pelo anonimato. Se as autoridade não resolverem o seu caso, ligue pra quem você achar que deve ligar!!!

DESSERVIÇO: Por causa de ponto facultativo decretado por Sérgio Cabral, polícia especializada fecha as portas

Órgão público, seja ele municipal ou estadual, não precisa de folga para trabalhar melhor. Servidores têm hora exata pra entrar e sair do trabalho. E se tiver uma oportunidade de chutar o balde, eles chutam mesmo. E não adianta ficar ofendido porque é uma verdade que a população conhece. O que eu não entendo é como Sérgio Cabral consegue manter essa tradição ordinária, anacrônica e absurda de dar ao servidor público um dia de folga, no qual todos estão trabalhando.

Imagem: Reprodução / Jornal O Globo

Quer dizer, o ponto facultativo só presta pra funcionário público. Acaba sendo um feriado a mais pra ele. Porque bancos, empresas, comércio, escritórios de advocacia e contabilidade trabalham normalmente. Então, que história é essa de deixar o servidor público não trabalhar? A ausência dele faz falta! Onde já se viu fechar uma delegacia, em pleno dia útil, por causa de um feriado no dia anterior! Diz pra mim o que é isso!

Depois os governantes ficam ficam ofendidos porque alguns veículos de imprensa caem de pau em cima deles. A verdade é que esses políticos não têm vergonha na cara! Não vou culpar isoladamente o servidor que tira proveito dessa situação. A culpa é do governador que concede o ponto facultativo.

Se o servidor público tem 30 dias de férias como qualquer cidadão. Se ele goza de outros privilégios que trabalhadores comuns não gozam como: Estabilidade, indemissibilidade e aposentadoria integral com remuneração próxima a da ativa. Que porcaria é essa, na qual o servidor descansa mais do que um trabalhador comum descansa!

Portanto, não tem esse papo. Eu quero que você trabalhe como eu trabalho. Eu quero que você corresponda ao meu imposto. Eu quero que a delegacia esteja funcionando quando precisar dela. E que esteja com um sorriso no rosto. Merecemos isso.

Governador Sérgio Cabral, numa boa. Todos sabem que o senhor controla a Alerj. Por favor,  revogue essa palhaçada de ponto facultativo. Pare com essa invenção maluca!!!

BONITINHO, MAS ORDINÁRIO!! Polícia apreende 90 quilos de carne estragada no Supermercado Zona Sul, no Leblon

Se fazem isso na Zona Sul do Rio de Janeiro, imagina o que não devem fazer os supermercados da Zona Norte, Zona Oeste e da Baixada Fluminense. Atenção, consumidores!!! Fiquem de olho!!!

Jornal O Globo

Juiz Vigdor Teitel caça concessão da Marina da Glória dada ao empresário Eike Batista

O juiz federal, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, entendeu que o projeto de reforma, de modificação do desenho, da finalidade e da intensidade de uso da Marina da Glória desvirtuam leis que determinam que aquela área não pode ser modificada, mas sim, PRESERVADA. Os ex-prefeitos Cesar Maia e Luiz Paulo Conde chegaram a ser citados por omissão de fiscalização no relatório do Tribunal de Contas da União.

 Imagem: Reprodução / O Dia Online

Segundo a ação civil pública que tramita desde 1999, pode ter havido favorecimento na licitação da prefeitura que fez a concessão para o empresário Eike Batista. No entendimento do juiz Vigdor Teitel, a destinação natural da Marina foi desvirtuada pelo projeto.

É claro que os advogados do senhor Eike Batista vão recorrer. Parece que já estão recorrendo. Eu temo pelo destino daquela área, já que a força e a ousadia desse cidadão bilionário são muito grandes. Seus vínculos e seus contatos são quase umbilicais com o Estado brasileiro. Eles sempre se ajudam muito!!!

ROUBALHEIRA: Maracanã recebe aditivo de R$ 200 milhões e valor da obra dobra em três anos

Nenhuma obra pública no Brasil fica pronta no tempo previsto e dentro do valor estimado ou mais barata. E não fica apenas 2% mais cara, o custo sobe para 50% acima do orçamento inicial. O pior é que nada acontece e a vida segue. Alô, Tribunal de Contas!!! Quem paga essa conta!!!

Blitz caça-níquel da Polícia Militar deixa trânsito lento na Linha Vermelha

TUDO ENGARRAFADO!!! Diz pra mim, qual é o sentido da polícia submeter o trabalhador e os motoristas de carros, de caminhões, de ônibus e de táxis a esse tipo de PALHAÇADA. Houve algum crime na região? Gostaria de saber do batalhão responsável o seguinte: Qual é o motivo de se fazer uma retenção do trânsito? Pra quê? Pra mostrar que existe? Pra fingir que estão trabalhando? Qual é o resultado prático desse tipo de política de retenção de tráfego nas estatísticas de criminalidade?

Imagem: Reprodução / Extra Online

É aquela velha história da blitz de uma viatura e dois "barrigudinhos" naquele 'mocó', parando os carros com aquela cara de que "somos autoridade" e tal. E aí, engarrafa o trânsito! Pra quê? Não tem sentido! Esses caras são uns gaiatos! São uns artistas!!! Gostaria de saber se a blitz caça-níquel está incluída no trabalho de inteligência da PM?

Alô, batalhão! Manda esses caras que estão coçando o saco e tomando dinheiro dos outros, correrem atrás de bandidos, em vez de ficar fazendo essas PALHAÇADAS de BLITZ para engarrafar o trânsito. Alô, PM! Façam aquilo que nos interessa e que interessa a sociedade!!!


Presidente Dilma e Ministro da Educação Aloízio Mercadante participam da Expozebu, em Minas Gerais

O que o Ministro da Educação estava fazendo na Expozebu? Ah, poque a Dilma estava lá! Agora ele está sendo convocado pela presidente para ser o seu conselheiro. Tá bom, então faz o seguinte: Exonera ele do Ministério da Educação, onde o seu trabalho é um desastre por falta de dedicação e de tempo, e bota ele como assessor ou conselheiro especial da Dilma. Esse Aloísio Mercadante é uma piada. Esse cara está mais preocupado em fazer a política partidária do PT e da Dilma do que em cuidar da educação. Só querem saber de coquetel e fazer oba-oba. Só cuidam disso, o resto é abobrinha pra eles.

 Imagem: Reprodução / Jornal O Globo

Enquanto professores fazem protesto nas ruas por melhores condições de ensino, de trabalho e melhor remuneração. As autoridades ficam surfando nos problemas como se não lhes dissessem respeito. Um país que investe porcamente em educação como o nosso investe, é um país que não pode olhar pra frente com algum tipo de esperança. Não há esperança pra quem não investe em educação. Aqui, pra você tirar um pentelho de benefício dos governantes pra educação é um inferno.

Com policiamento pífio nas ruas, ladrões fazem a festa no Centro do Rio

É aquela história, se você posicionar 10 ou 15 policiais naquele perímetro, os pivetes não vão assaltar mais alí. Ah, mas aí eles vão para outro lugar. Mas nesse outro lugar eles não terão tanta facilidade para roubar e fugir. Ou a polícia acha que os roubos acontecem sistematicamente naquela área porquê. É claro que os pivetes vão continuar assaltando em outro lugar, mas alí vai parar. Ah, mas se agente prender tem que soltar logo depois porque são menores. Mas ninguém está pedindo para prender os pivetes, o cidadão quer que a polícia evite os assaltos diários. Se a autoridade estiver presente no local, eles não roubarão. Não tem jeito, o jogo é esse mesmo. O que não dá pra aceitar é dizer que não pode prender porque tem que soltar depois. Esse tipo de discurso é de gente sem caráter.

Imagem: Reprodução / O Dia Online

CADÊ A UPP: Médicos da UPA no Complexo do Alemão pedem demissão por causa de agressões incentivadas por traficantes

Não tenho nada contra o projeto das UPPs, muito pelo contrário, quero mais é que elas sejam uma realidade. Mas não quero que a gente feche os olhos para a realidade que aí está. A razão de ser e de existir da UPP é a tomada do território pelas forças do Estado e seus serviços. Então, não me parece adequado que diante dessa realidade, se faça de conta que ela não existe.

Imagem: ReproduçãoO Dia Online

CADÊ A UPP: O medo volta a reinar no Complexo do Alemão

Seria um retrocesso da UPP? Antes, os bandidos ficavam armados nas ruas para garantir território e não necessariamente o comércio. Ou seja, eles só andam armados ostensivamente quando são donos do território. E se são donos do território, cabe a pergunta: CADÊ A UPP? Já que a sua razão de ser e de existir é a tomada do território pelas forças do Estado.

Imagem: Reprodução / Revista Veja.com

Concordo inteiramente com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, quando diz que ninguém pode esperar um milagre da noite pro dia. Mas a questão da ocupação territorial não é exatamente um milagre. É uma questão física. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço. É a lei da física! Como é que pode a UPP e os traficantes ocuparem o mesmo espaço?

Não tenho nenhuma antipatia pelo projeto das UPPs, muito pelo contrário, quero mais é que elas sejam uma realidade. Mas não quero que a gente feche os olhos para a realidade que aí está. A realidade dos comércios fechados ao longo da semana e tiroteio em eventos. Então, não me parece adequado que diante dessa realidade, se faça de conta que ela não existe.

CADÊ A UPP: Tiroteio atrasa Corrida da Paz e assusta corredores no Complexo do Alemão

Uma coisa é você estar na maratona de Boston e dois facínoras que você jamais poderia imaginar que alí estariam, com bombas caseiras dentro de panelas de pressão, pudessem matar civis inocentes em nome de sua loucura. Você pode dizer que um atentado como o de Boston era absolutamente imprevisível, assim como todo atentado terrorista.

Agora, pode se dizer o mesmo desse ataque da bandidagem no Complexo do Alemão? Pode se dizer que era imprevisível? Se não era, me desculpe. Se você tem um ambiente onde a bandidagem ainda está presente e que tem a cultura de agir da forma como agiu. Essa corrida foi uma TEMERIDADE!!!

Imagem: Reprodução / Jornal O Globo

No caso do atentado de Boston, poderíamos dizer que ninguém poderia imaginar que haveria um atentado naquele dia. Mas, diante dos acontecimentos recentes de violência no Alemão, o governador Sérgio Cabral e secretário José Mariano Beltrame não poderiam ter permitido a realização da corrida com a bandidagem em estado de excitação, como pareceu estar dois dias antes do evento. Os traficantes mandaram fechar o comércio e os bandidos ficaram exibindo armamentos pesados nas ruas em plena luz do dia. 

O intuito dos tiros disparados pelos bandidos foi dizer o seguinte: "Aqui estamos. Fechamos o comércio esta semana e estamos dando tiro pro alto, mas poderíamos disparar contra todos que estavam lá em baixo."

Então, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame e o governador Sérgio Cabral são uns IRRESPONSÁVEIS!!! A corrida não poderia ter acontecido naquelas condições de insegurança, mas sim com um esquema de segurança adequado. Até entendo que a corrida não tenha sido cancelada para demonstrar que o Estado não se intimidou com a ameaça dos bandidos. Tá bom autoridade, não dá essa moleza pra eles não!!!

Aí, a autoridade faz o quê? Põe civis em risco pra mostrar que ela não dá moleza!!! Ora, se o cara atirou pra cima, ele poderia ter atirado pra baixo!!! E aí, a autoridade coloca civis pra fazer uma Corrida da Paz!!! Se tinha bandido dando tiro alí, pelo amor de Deus, não podia ter o evento. Será que foi um ato correto, equilibrado, sensato e sereno a confirmação da corrida diante dos indicadores ocorridos durante a semana como o fechamento do comércio e tudo mais. 

Não tenho nenhuma antipatia pelo projeto das UPPs, muito pelo contrário, quero mais é que elas sejam uma realidade. Mas não quero que a gente feche os olhos para a realidade que aí está. A realidade dos comércios fechados ao longo da semana. Então, não me parece adequado que diante dessa realidade, se faça de conta que ela não existe e se coloque gente em risco sem ter um aparato de segurança adequado. Porque se tivesse, os bandidos não estavam dando essa demonstração de presença territorial que deram.

CADÊ A UPP: Comércio em favelas do Alemão e Vila Cruzeiro amanhece fechado por ordem de traficantes

Seria o fracasso das UPPs? Até onde eu sei, a presença armada e ostensiva da bandidagem em áreas dominadas por grupos de traficantes, se dava em função para evitar a tomada desses pontos por quadrilhas rivais. E não propriamente estar alí para enfrentar a polícia. Não creio que seja uma presença armada para um conflito policial do tipo: "Tô aqui, não vem não!"

Imagem: Reprodução / Jornal O Globo
O comércio de drogas está presente em todo país e em todo mundo. Talvez nem tão visível e não em tantos pontos como antes, mas se você quiser comprar qualquer droga possível e imaginável no Leblon, na Tijuca, em Ipanema, em Copacabana, em Nova York ou em Paris você vai comprar. O comércio de drogas existe e está presente de alguma maneira em todo lugar.

Agora, quando você diz que além do comércio de drogas no Complexo do Alemão - uma região contemplada com UPPs - já se vê de forma ostensiva a presença aberta de homens armados. Aí meu amigo, eu tenho a sensação de que é um fracasso, um retrocesso da UPP.

Antes, os bandidos ficavam armados nas ruas para garantir território e não necessariamente o comércio. Ou seja, eles só andam armados ostensivamente quando são donos do território. E se são donos do território, cabe a pergunta: CADÊ A UPP? - Já que a razão de ser e de existir da UPP é a tomada do território pelas forças do Estado e seus serviços.

Concordo inteiramente com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, quando diz que ninguém pode esperar um milagre da noite pro dia. Mas a questão da ocupação territorial não é exatamente um milagre, é uma questão física. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço. É a lei da física! Como é que pode a UPP e os traficantes ocuparem o mesmo espaço? Essa presença armada da bandidagem nas ruas, dá ao cidadão a percepção de que a ameaça do bandido é real.

Se um traficante começa a andar nas ruas com uma metralhadora no peito, com uma pistola cromada na mão e uma galera atrás armada até os dentes dizendo: "Fecha o comércio!" - Eu não só fecho, como me borro todo!!!

CADÊ A UPP: Roubos crescem em bairros com favelas pacificadas no Rio de Janeiro

Esse é o retrato 3x4 das UPPs. A criminalidade e a violência no Rio são assuntos que a política de segurança pública ainda deixa muito a desejar. É necessário repensar essa questão. 
Quero me dirigir agora aos chefes de reportagem e editores-chefe dos jornais fluminenses: Por que só a imprensa de São Paulo expõe as vísceras do Rio? Por que a imprensa carioca não faz isso com a mesma frequência?

Folha de S. Paulo

UPPs fazem tráfico migrar do Rio para a Baixada Fluminense

Não sou contra o projeto das UPPs, quero mais é que elas sejam uma realidade. Mas não quero que a gente feche os olhos para essa realidade da migração e faça de conta que ela não existe. As UPPs não resolveram o problema da violência, ela apenas mudou de endereço. 
É uma ilusão achar que as notícias de violência fora das áreas de cobertura das UPPs não vão repercutir internacionalmente de forma negativa. Não adianta, a notícia será a violência na cidade que vai sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016.



Quero me dirigir agora aos chefes de reportagem e editores-chefe dos jornais fluminenses: Por que só a imprensa de São Paulo expõe as vísceras do Rio? Por que a imprensa carioca não faz isso?