segunda-feira, 17 de junho de 2013

Imprensa faz cobertura tendenciosa a favor do governo sobre as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus

A Folha de São Paulo conclamou em seu editorial uma ação mais enérgica da PM para conter o avanço das manifestações na cidade. Com isso, houve uma reação desmedida da polícia militar do governo Geraldo Alckmin (PSDB) contra tudo e contra todos que estavam nas ruas exercendo o seu dever cívico.
  
Imagem: Reprodução / UOL Notícias

Por causa disso, a própria imprensa pagou o pato com o ferimento de repórteres e foi obrigada a mudar o tom da cobertura, especialmente a Folha de São Paulo. Ou seja, a soma da mudança da cobertura da imprensa, mais o argumento verdadeiro dos manifestantes sobre a reação desmedida da polícia, fará com que a próxima manifestação tenha a adesão de mais algumas milhares de pessoas.

Duvido que esse discurso de machão continue na boca do prefeito Fernando Haddad (PT) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Eles vão ter que discutir esse negócio do aumento da passagem a partir dessa resistência que está nas ruas.

Portanto, desta vez, ficou claro e explícito que a polícia está completamente despreparada para lidar com os conflitos de rua como as manifestações. Desde o início dos protestos, os manifestantes vêm dizendo que a reação desmedida da polícia tem feito com que as manifestações tomem essa dimensão de quebra-quebra nas ruas. De fato, a polícia militar exagerou e cometeu violência gratuita. Chegou a depredar viaturas para vender a ideia de vandalismo por parte dos manifestantes.