quinta-feira, 11 de setembro de 2014

50 anos depois, O GLOBO reconhece que apoiou o golpe de 64 e a ditadura militar

Desde as manifestações de junho, um coro voltou às ruas: “A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”. De fato, trata-se de uma verdade. O GLOBO, de fato, à época, concordou com a intervenção dos militares e reconhece que, à luz da História, o apoio se constituiu um equívoco. (O Globo)

 Imagem: Reprodução / O Globo

— Finalmente, O Globo admite ter dado apoio incondicional aos 21 anos de governo repressor no Brasil. Antes tarde do que nunca. Tenho duas observações a fazer sobre isso. Primeira, é ridículo esse reconhecimento meio século depois de algo que todo mundo já sabia. Ninguém tinha dúvida, nem mesmo o mais ignorante dos brasileiros que, O Globo foi um importante suporte das teses da ditadura militar brasileira na mídia.

O que talvez precisa ser dito, é que toda grande imprensa apoiou o golpe militar. Não foi só O Globo. No entanto, o que precisa ser discutido, em relação ao papel do Globo, é o quanto ele tirou de vantagem dessa relação. Mas, isso apenas indicaria uma habilidade maior das Organizações Globo de negociar com os militares, em comparação aos outros empresários do setor. Roberto Marinho foi muito mais visionário na exploração dessas alianças políticas na ditadura e na longevidade desse apoio. Talvez, O Globo tenha sido o último, dos grandes jornais, a desembarcar do apoio à ditadura militar.

                               Jornal apoiou a chegada dos militares ao poder (Imagem: Arquivo O Globo)

Então, esse reconhecimento 50 anos depois, soa meio caricato e ridículo. É como se a Alemanha só reconhecesse agora as atrocidades que cometeu na Segunda Guerra Mundial. Meio século depois, me desculpe. Eu já sabia!!!

A segunda observação a ser feita, está em saber se O Globo apoiou mais do que toda grande imprensa. E mais, avaliar em quanto tempo durou esse apoio à ditadura e quanto lucrou cada veículo de comunicação. A Folha de São Paulo apoiou muito a repressão e a tortura. Segundo o relato de vários perseguidos políticos, a Folha ajudava a financiar a Oban (Operação Bandeirante), um dos braços mais truculentos da repressão política no Brasil durante a ditadura. Mas, enfim, toda a grande imprensa apoiou o golpe militar e a ditadura, assim como parte da sociedade civil brasileira.

Agora, o mais importante é saber o seguinte: Nos momentos em que foi preciso denunciar o regime, o veículo A, B ou C denunciou? Se posicionou criticamente? Independentemente? - Essa, é a análise que deveria ser feita. A questão é: Quando O Globo desembarcou desse apoio incondicional? 

Essa história de dizer que o apoio ao golpe de 64 foi um equívoco da redação, não cola. O Globo apoiou e lucrou por muito tempo, sim, com a ditadura. Sem dúvida, foi quem mais ganhou empresarialmente com isso. Esse é um fato histórico. Pare de dizer que foi culpa da redação!!! Coitada da redação!!!


LEIA TAMBÉM:
Clube Militar critica e desmente editorial d'O Globo
Nota oficial do Clube Militar: NOSSA OPINIÃO - EQUÍVOCO, UMA OVA!