As declarações foram feitas após reunião com o governador Sergio Cabral
RIO - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou nesta quinta-feiraque a abertura da BR-356 foi uma ação planejada que teve como objetivo impedir que as águas do rio Muriaé chegassem ao rio Paraíba do Sul e alagassem áreas maiores de Campos (RJ). Ele elogiou a ação, que atribuiu à Defesa Civil do Estado do Rio.
"Na Baixada Campista, através de uma ação planejada pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, se conseguiu desobstruir uma estrada para dar vazão às águas que chegavam em Campos, e quatro mil pessoas foram avisadas a tempo erealocadas, mitigando o risco de perda de vidas humanas", disse o ministro ao comentar que o Estado está mais preparado para lidar com situações extremas por causa de investimentos feitos no ano passado em sistemas de alerta.
"A estrada foi aberta para extravasar a água e evitar alagamentos e prejuízos maiores para a população".
As declarações foram feitas após reunião com o governador Sergio Cabral (PMDB), na qual o ministro alertou para a previsão de chuvas fortes nos próximos dias, instando as autoridades estaduais e municipais a manterem o alerta máximo.