Companhia concluiu que ficará mais barato comprar veículos novos para Santa Teresa
O Dia Online
RIO - Os bondes que vão circular no bairro de Santa Teresa, após o período de reestruturação do sistema, serão novos e não mais reformados, como previa o projetoinicial. O alto custo para recuperar os tradicionais bondinhos pesou na avaliação.A troca dos trilhos existentes por bilabiados — para terrenos irregulares — também torna inviável a permanência do antigo modelo nas ruas do bairro. “O trilho bilabiado não é compatível com os bondinhos tradicionais de Santa Teresa. Ficar reformando os carros não adianta. Temos que trocar tudo. Não há possibilidade de ficar sempre remendando”, justificou o presidente da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes eLogística), Eduardo Macedo.
Em mau estado, depois de anos sem a devida manutenção, os tradicionais bondes não voltarão a circular |
Para a compra dos novos tipos de trilhos, será feita licitação internacional, que pode durar até seis meses. A Alemanha é o país referência para a compra do produto.
Macedo não decidiu ainda o que será feito com os bondinhos velhos. Moradores de Santa Teresa chegaram a sugerir que os carros fossem colocados em pontos estratégicos do bairro para visitação. Os bondinhos estão sem funcionar desde o dia 27 de agosto, quando um acidente com um deles matou seis pessoas.
RELEMBRE:
Acidente com bonde em Santa Teresa deixa mortos e feridos
Peritos encontram mais de 20 falhas em bonde que descarrilou em Santa Teresa