A Polícia Militar do Rio de Janeiro está no topo do ranking da extorsão policial no país. Do total de pessoas achacadas por policiais militares, 30,2% são do estado. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Vitimização, encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao instituto Datafolha, e obtida com exclusividade pelo EXTRA. Segundo o levantamento, o estado tem mais vítimas desse crime do que todos os demais estados da Região Sudeste somados, inclusive São Paulo, que tem a maior população e a maior corporação militar do país. (Extra)
Imagem: Reprodução / Extra Online |
Em 18 de abril de 2009, três jovens saíam de uma pizzaria quando perceberam que um pneu do carro estava furado. Pararam o veículo e foram surpreendidos por policiais militares. O trio foi revistado e apresentou o documento do automóvel. Não havia irregularidades. Ainda assim, os militares exigiram um pedágio — este foi o termo usado — de R$ 300. Nenhum dos três tinha a quantia pedida. O tapa na cara que o sargento Marcelo Barbosa Rocha deu em Y. inaugurou uma série de ameças e extorsões de que o grupo seria vítima e só punidas há duas semanas, com a condenação de dois policiais. (Extra)
— É duro você lidar com uma notícia dessa e conviver com um fato desse. É duro você estar num Estado como o nosso e que uma pesquisa mostra que temos a polícia militar mais corrupta do país. É uma coisa simplesmente humilhante pra todos nós. São crimes diversos, mas o crime medido pela pesquisa foi o de extorsão, aquele que mais comumente atinge você na blitz, na abordagem na rua, aquela coisa que agente conhece. PM corrupto tem que ir pra em cana, uma autoridade fardada com arma na cintura que comete crimes é um vagabundo, um criminoso da pior espécie. Tem que ir em cana!!!
A carreira pode não ser uma maravilha, mas está longe de ser um trabalhador jogado debaixo da ponte. Ah, mas se ele for expulso vai virar mão-de-obra para as milícias. Ué, prende ele outra vez, mete em cana novamente!!! Pau no burro!!! E mais, a PM podia atuar preventivamente e de forma mais eficaz nessa coisa da extorsão. Se os comandantes de batalhão baixarem normas estabelecendo ou proibindo determinados procedimentos, a margem de manobra pra banda corrupta extorquir vai diminuir.
Se o comandante disser: Soldado, sargento, cabo ou tenente que tiver aqui com viatura parada, bloqueando rua em blitz e que não tenha a presença de outras viaturas ou uma determinação do comando, vai pegar prisão administrativa. Na mesma hora, 30% das extorsões na área vão diminuir porque são feitas assim. Quando a PM começar a atuar no varejo e na prevenção, a coisa vai melhorar.