sábado, 17 de dezembro de 2011

CAOS: Pane em trem da SuperVia acaba em quebra-quebra e interrompe circulação
Usuários protestam na linha férrea após mais uma das inúmeras falhas no serviço
O Globo

RIO - Uma falha técnica em uma trem da SuperVia que quebrou perto da Estação de Oswaldo Cruz, na Zona Norte, acabou em tumulto na manhã desta sexta-feira. Passageiros que desembarcaram por volta das 8h de um trem quebrado - que saiu de Santa Cruz com destino à Central do Brasil - fizeram um protesto na linha férrea. Os usuários precisaram descer e andar até a plataforma de embarque. Houve quebra-quebra, e objetos foram incendiados. Bombeiros prestaram atendimento a algumas pessoas que passam mal. Além de Oswaldo Cruz, passageiros também ocuparam a linha férrea nas estações de Deodoro (ramal Deodoro) e Ricardo de Albuquerque (ramal de Japeri), o que provocou a interrupção da circulação. Quatro homens foram detidos por policiais do 14º BPM (Bangu) quando tentavam depredar a estação de Deodoro.


O passageiro Fernando Souza contou que percorreu uma via-crúcis até o trabalho por conta do problema com os trens. Às 8h30m, ele chegou à estação de Padre Miguel e recebeu a informação de que só composições sentido Santa Cruz estavam com atraso. Ele continuou na estação à espera do trem direto para a Central e só embarcou às 9h10m. Em Realengo, precisou descer porque já tinham trens parados em Magalhães Bastos e outras estações. Souza conta que pegou o dinheiro da passagem de volta e entrou em um ônibus com destino à estação de Deodoro.


— Em Deodoro, vi o tumulto e o quebra-quebra. Tentei embarcar, mas não dava para entrar porque as catracas estavam destruídas. Do lado da fora da estação, policiais tentavam controlar a entrada de passageiros nos ônibus. Mas, era muita gente. Eu, por exemplo, não consegui pegar a condução — relata ele, que andou até a Avenida Brasil para pegar uma van até Coelho Neto, onde conseguiu pegar o metrô até o Centro da cidade.