domingo, 26 de outubro de 2014

Eleições 2014: Dilma sobe em palanque com Crivella e Garotinho e depois faz carreata com Pezão e Paes

No Rio, a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobe em palanque com Marcelo Crivella (PRB) e Anthony Garotinho (PR) pela manhã, e à tarde vai passear em carro de campanha ao lado de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB). Dá pra entender? Alguém me explique como é que é isso!!! — Ah, mas a política é assim mesmo! — diz um eleitor desavisado. E o que mais é assim mesmo na vida? Conta pra mim! Em que outra área da atividade humana você se permite ser alho e bugalho ao mesmo tempo? Gordo e magro? Alto e baixo? Esquerda e direita? Em quantas outras áreas da atividade humana a ética, a moral, a coerência e os bons costumes são jogados fora, sob o argumento de que "isso é da política"? Em quantas? Diz pra mim!

Imagem: Reprodução / Jornal Extra

Esse argumento de que "isso é da política" é mentiroso! A política não é assim! Pode ser da política feita aqui por eles. Por esses partidos que são verdadeiras quadrilhas, máfias partidárias que só querem o poder e estão pouco se importando se isso é certo ou errado, se ético ou antiético, se é moral ou amoral. Porque é lícito imaginar numa democracia a existência da esquerda e da direita, da situação e da oposição, um lado e outro. O fato é que não tem outro lado, não há oposição na política do Rio de Janeiro.

A classe política brasileira é a escória da sociedade. Salvo raríssimas exceções, vossas excelências são essencialmente iguais, querem as mesmas coisas e lutam pelos mesmos interesses. São diferentes na forma como tentam se apresentar ao eleitor, mas são absolutamente iguais na essência ética, na essência moral, na forma como manipulam o discurso, na forma como tentam dissimular as alianças que aceitam e os pactos que fazem. Porque, afinal de contas, a cadeira que estão disputando não tem espaço para duas bundas, sejam elas, gordas ou magras.