quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Autoridades apontam pacificação de favelas na capital como um dos motivos para alta nos roubos de carro na Baixada


RIO - Para autoridades da área de segurança em Nova Iguaçu, a pacificação nas favelas do Rio contribuiu para o aumento no roubo de carros no município. Segundo dados obtidos pelo EXTRA, a cidade teve um aumento de 85,7% no crime, na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês de 2010.

A delegada titular da 52ª DP (Nova Iguaçu), Juliana Emerique de Amorim, diz que os criminosos vão em busca de áreas menos policiadas. No entanto, ela afirma que há outros fatores.

— A partir do momento em que você policia uma região, alguma área vai ficar desguarnecida. Mas a gente não pode atribuir especificamente à UPP. Prendemos mais de dez pessoas que não eram de áreas com UPPs, mas moradores da própria Baixada. Nova Iguaçu tem muitas vias de acesso, com várias possibilidades de fuga — explica a delegada, que está intensificando operações para coibir o roubo de carros.

Comandante do 20º BPM (Mesquita), o tenente-coronel Marcos Borges Silva diz que há uma migração do crime:

— Não tenho números para afirmar, mas temos a percepção de que a migração do crime ocorre nao só em relação aos bandidos, mas também ao tipo de delito. Quando há combate na venda de drogas, eles saem para cometer outros crimes.

Após ter a porta de seu carro arrombada, anteontem, em frente a uma casa deshows na Via Dutra, o representante comercial Caio Valério Vieira, de 22 anos, diz ter certeza de que as UPPs forçaram a ida de bandidos para a Baixada:

— Com a pacificação no Centro, a bandidagem está migrando toda para cá.