quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sérgio Cabral valoriza mais os cavalos da PM do que os próprios policiais


RIO - Chamar a cavalaria contra os bandidos é coisa de filme de faroeste? Pois o policiamento sobre quatro patas está aumentando a galope no Rio. Montada em estatísticas que comprovam que os equinos ajudam a botar a criminalidade no chão, a Polícia Militar vai subir de 130 para mais de 500 o número de cavalos na corporação até o fim do ano. Mas metade já estará pronta e equipada para a Rio+20, reedição da Eco-92 que será realizada em junho. 

Com a chegada dos 400 cavalos, a ideia é que se faça uma escala entre os animais. “Eles trabalharão um dia e folgarão no outro”, diz. O batalhão terá novas instalações. As baias para os cavalos e os alojamentos dos policiais serão reformados. Datadas da década de 60, as cocheiras precisam de reparos e modernização, segundo a comandante. Com tropa de mais de 500 animais, a PM também precisará de um hospital veterinário. O projeto está sendo enviado para a Secretaria de Segurança para orçamento.

“Quando o animal precisa de uma intervenção cirúrgica ou atendimento mais específico, usamos as instalações e os equipamentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas com uma tropa deste tamanho, vamos precisar de um centro para cuidados mais específicos”, explica Lovain. Pelo projeto, o hospital, que ficará no terreno do RPMont, em Campo Grande, terá 678 metros quadrados e contará com centro cirúrgico, enfermaria, sala de imagem para exames, além de leitos para cavalos que precisem ser internados.