domingo, 8 de janeiro de 2012

Prefeito Eduardo Paes MENTIU sobre reajuste surpresa das passagens de ônibus

Contrato não determina data para aumento da tarifa de ônibus no Rio

O Dia Online

RIO - Embora o prefeito Eduardo Paes tenha afirmado anteontem que o aumento da tarifa de ônibus no dia 1º não deveria ser surpresa, o susto que os passageiros tomaram tem motivo. Ao contrário do que Paes afirmou, o contrato da prefeitura com os consórcios não prevê que o reajuste da passagem ocorra toda virada de ano. A cláusula quinta do documento determina que o valor das tarifas seja reajustado anualmente, mas não especifica a data.

Na quinta-feira, o prefeito disse que o aumento era algo esperado e que “não pode pegar todas as pessoas de surpresa”. “Todo dia primeiro vai ter aumento de passagem de ônibus. Assim como terá Réveillon de Copacabana, vai ter aumento da passagem. Está estabelecido em contrato”.

Mas a data só foi fixada em resolução da Secretaria Municipal de Transportes, publicadana sexta-feira, 30 de dezembro no Diário Oficial. Dois dias depois, começou a valer. O reajuste de 10% elevou a tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,75. Foi o segundo aumento num período de 9 meses.

Vereadores encaminharam ofício para o Tribunal de Contas do Município e ao MinistérioPúblico pedindo investigação do aumento. Os parlamentares querem acesso à planilha de custos apresentada pelas concessionárias justificando o reajuste.

Matéria originalmente publicada no jornal O Dia Online