quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LAMENTÁVEL!!!
"Juiz" do Rio suspende julgamento de Beira-Mar, preso no Rio Grande do Norte
R7.com

RIO - O juiz Paulo Rodolfo Maximiliano de Gomes Tostes, da 4ª Vara Criminal de Duque de Caxias, suspendeu o julgamento do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, réu em mais um homicídio, previsto para acontecer nesta sexta-feira (21). Beira-Mar está preso numa penitenciária federal de segurança máxima do Rio Grande do Norte e viria ao Rio de Janeiro apenas para a audiência.
Beira-Mar viria ao Rio para julgamento, mas audiência foi suspensa
À presidência do Tribunal de Justiça do Rio, o magistrado justificou que não há como garantir a isenção na decisão do júri, já que Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é reduto de Beira-Mar. Além disso, para o juiz, a presença do traficante diante dos jurados poderia colocar em risco a segurança de cada um deles e também de outros envolvidos no julgamento.

Em seu despacho, o juiz destaca que foi procurado por integrantes do corpo de jurados, que têm manifestado grande temor de participar da sessão plenária. De acordo com o magistrado, eles apresentaram várias justificativas, inclusive, para a maioria, o mais preocupante é o fato de morarem próximo à Comunidade Beira-Mar, controlada por comparsas do criminoso.

Tostes retirou a sessão de pauta e solicitou ao Tribunal de Justiça a transferência da nova audiência para outro fórum, provavelmente para uma vara da capital. A data ainda não foi marcada. O pedido de transferência foi encaminhado para a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e será analisado pelos desembargadores.

A transferência do julgamento já havia sido solicitada pela defesa do traficante, mas foi negada pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.