segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012: Turistas enfrentam confusão no Píer Mauá e na área do Corcovado

No Cosme Velho, vans pararam em fila dupla e na calçada da estação do trem. Zona total

O Globo

RIO - Na folia de momo, os turistas que visitaram o Rio de Janeiro enfrentaram problemas para conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade. No Corcovado, além das filas para comprar ingressos, visitantes foram assediados por vans, que paravam em fila dupla ou em cima das calçadas, no entorno da estação.

Os agentes da Guarda Municipal se limitaram a ficar na Praça São Judas Tadeu e na Rua Cosme Velho. Com pouca fiscalização, os turistas que foram de carro ao Cosme Velho aproveitaram para estacionar nas calçadas das ruas Efigênio de Sales e Smith Vasconcelos. A "organização" da "bandalha" ficava a cargo de flanelinhas.

No Píer Mauá, os turistas que desembarcaram dos cinco transatlânticos ancorados na cidade enfrentaram uma gincana para conseguir sair do Centro. Com as interdições de diversas ruas para obras do projeto Porto Maravilha, os carros alegóricos que deixaram a Marquês de Sapucaí após os desfiles de domingo fecharam o único acesso ao píer, enquanto eram enfileira$na Avenida Rodrigues Alves, em direção à Cidade do Samba.

Com a confusão, táxis, ônibus e vans não puderam encostar para buscar os passageiros. Muitos preferiram voltar aos navios e só sair mais tarde. Foi o que aconteceu $o paulista Eider Bonfim. Apesar das dificuldades, ele estava animado ao deixar o píer no início da tarde para uma volta, antes de ir para a Sapucaí assistir aos desfiles.

— Já vim no Rio outras vezes, mas é a primeira vez no carnaval. Vamos assistir os $no Sambódromo hoje (ontem) à noite — contou ele, que estava acompanhado de mais três pessoas.

Com o trânsito já liberado, um inconveniente bem conhecido dos cariocas nos aeroportos também apareceu perto dos navios: a abordagem de taxistas e motoristas oferecendo passeios e corridas a preço fixo.

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) informou, em nota, que a ação de repressão ao estacionamento irregular na orla do Leme ao Recreio dos Bandeirantes resultou em 187 veículos multados e outros oito rebocados.

Matéria originalmente publicada no Globo Online