domingo, 29 de março de 2015

Em todo país, 2 milhões vão às ruas contra o governo Dilma Rousseff

Todo mundo vai se manifestar mais e por mais motivos a partir de agora. Foi a redescoberta de que; é nas ruas que decidimos as paradas épicas, centrais e fundamentais. Achar que abaixo assinado de internet vai resolver o problema é pura ilusão. Esse negócio de ficar indignado não basta. Sabe por que? Bandido também fica indignado! Chame o Maluf de ladrão! Chame o Sarney de ladrão pra você ver o que acontece! Sabe o que acontece? Eles processam você e qualquer jornalista que fizer isso. Portanto, indignação é um sentimento que qualquer vagabundo tem!

Imagem: Reprodução/O Globo
Estou muito feliz e orgulhoso de ter vivido esse momento. Achei que depois das manifestações das Diretas-Já, dos caras-pintadas e de 2013, nunca mais fosse ver isso de novo no Brasil. Parece que, finalmente, o povo percebeu que o movimento de massa nas ruas é o melhor lugar para pressionar os governantes. É na rua que o jogo é jogado. Não é na eleição, não é no parlamento, não é no Congresso e muito menos nos partidos. Sabe por que? Porque aqui, no Brasil, os políticos se apropriaram desses espaços para fazer o que interessa a eles. Os próprios políticos fecharam as portas para a população nesses espaços democráticos onde, normalmente, as democracias se respeitam e respeitam o cidadão. Onde as tensões sociais são diluídas, onde as reivindicações do povo são analisadas e acolhidas. São nesses espaços que a insatisfação é canalizada e direcionada. 

Mas, o que viraram esses espaços aqui? O que viraram os partidos? O que viraram as casas parlamentares? O que virou a máquina pública? O que virou o Estado? O que viraram as entidades como a UNE e a CUT? Viraram órgãos públicos (chapa branca) pra fazer o jogo de conveniência deles. Entidades estas que, em outros momentos da vida nacional, tiveram essa função de canalizar e verbalizar as reivindicações da população. É claro que estes espaços precisam ser retomados!

Não é porque a democracia no Brasil foi transformada numa ‘merda’, pela apropriação que dela fizeram os políticos e os agentes públicos, que nós vamos ficar contra a democracia. Muito pelo contrário, ela é o melhor que podemos ter. O fato dos políticos brasileiros terem transformado o Congresso Nacional numa caverna de Ali Babá, lotado de ladrões e vagabundos, não quer dizer que o Congresso deva ser fechado. Ele tem que ser faxinado, e não fechado como instituição que representa e media as tensões e reivindicações dos anseios populares.

O que se tornaram os partidos no Brasil? Tornaram-se balcões de negócios, venda de legendas e acordos. Os políticos são tão canalhas, tão cínicos e tão vagabundos que chegam a dar entrevistas dizendo o seguinte: “Tem que ver o que a presidente Dilma vai dar pra gente, né”. Assim, claramente! “Ah, se a presidente não der o que estamos pedindo, a gente não vai votar com ela não”. Assim, com esse teor!

Então, essa moral tem que mudar, e ela vai mudar se as manifestações persistirem até essa realidade se ajustar ao que a rua quer, ao que o povo quer. E o povo quer RESPEITO, RESPEITO, RESPEITO!!!

Parabéns, ao povo brasileiro! Parabéns por estar discutindo política, parabéns por estar se mobilizando e entendendo a importância de se intervir no processo político. É fundamental que, o país e nós brasileiros, tenhamos cada vez mais vontade de tomar a política em nossas mãos e conduzi-la para onde queremos que ela vá. E não deixá-la nas mãos dessas quadrilhas político-partidárias que a dominam há décadas.