segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Paralisação de médicos e funcionários do Hospital Cardoso Fontes afeta atendimento de emergência

Por conta da situação, a emergência só está recebendo casos graves e de risco

Médicos e funcionários do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, fazem uma paralisação nesta segunda-feira (24) devido à falta de profissionais de saúde na unidade. Por conta da situação, a emergência do hospital só está recebendo casos graves e de risco de morte.
De acordo com o Ministério da Saúde, as consultas ambulatoriais marcadas para esta segunda estão sendo remarcadas. Já os pacientes internados são assistidos normalmente.

Ainda segundo o ministério, por conta do déficit, devido à perda de profissionais, a direção do hospital esclareceu que tem priorizado as cirurgias de caráter emergencial. Os pacientes que tiveram suas cirurgias adiadas serão encaminhados, por meio do sistema de regulação, para outras unidades realizarem os procedimentos.

A assessoria do hospital informou que a recomposição do quantitativo de médicos já está em curso. Foi publicada no dia 17 de outubro no Diário Oficial da União uma portaria com a convocação de 17 médicos anestesiologistas habilitados no concurso público de 2010 para lotação na unidade.

Atualmente, o Hospital Federal Cardoso Fontes conta com 321 médicos, sendo 235 concursados e 86 com contratos temporários, além de 1.585 funcionários de saúde.