sábado, 12 de novembro de 2011

CORRUPTOS: Mil policiais são investigados no Rio
Corregedoria quer ouvir o traficante Nem. Atualmente, há 445 procedimentos na CGU
O Dia Online

Presos sendo transferidos para Bangu. Entre eles, policiais civis e e um militar
RIO - Mil policiais civis e militares são alvos de investigação em 445 procedimentos na Corregedoria Geral Unificada (CGU). Essas apurações podem ter novo capítulo quando, semana que vem, agentes da unidade ouvirem o traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, preso na madrugada de quinta-feira.

Nos últimos quatro anos, 896 PMs foram expulsos e 150 policiais civis, demitidos, com a atuação da CGU e corregedorias da Civil e Militar .

Para o corregedor-geral da CGU, Giuseppe Vitagliano, a faxina nas polícias pode representar queda em mais de 50% nos índices de criminalidade, com o fim das milícias, comandando por policiais civis e militares. “A maioria é honesto, mas os maus policiais precisam ser defenestrados”, disse.

Casos de homicídios e corrupção relacionados a policiais não faltam. Onze PMs são acusados de matar a juíza Patrícia Acioli, entre eles um tenente-coronel. Ao ser preso, Nem também disse informalmente que boa parte de seus lucros com a venda de drogas era para pagar agentes corruptos.

“Na Operação Faraó, os policiais que tinham as chaves da cadeia davam para os presos, mas eles também foram parar na cadeia”, lembra. Nove policiais civis, entre eles, o coordenador do Núcleo de Controle de Presos da Polinter, delegado Renato Soares, foram presos em esquema de corrupção com internos.