terça-feira, 8 de novembro de 2011

BANDIDO: Delegado é preso em operação contra corrupção na Polinter
O Dia Online

RIO - Um delegado foi preso nesta terça-feira durante operação da Corregedoria Geral Unificada (CGU) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nos municípios do Rio, Teresópolis, Friburgo, São Gonçalo, além da Baixada Fluminense. Batizada de "Faraó", a ação visa cumprir 16 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.

Dez pessoas já foram presas. De acordo com as investigações, a quadrilha exigia propina para realizar transferências ou permanência dos presos nas carceragens. Dessa maneira, o bando direcionava para onde os presos seriam enviados. O grupo também é acusado de extorquir dinheiro de parentes e de presos para garantir mordomias nas carceragens.

As investigações duraram quase três meses e começaram na Polinter de Nova Friburgo, na Região Serrana. Segundo o delegado Marcelo Fernandes Rodrigues, da Corregedoria da Polícia Civil, familiares de presos e detentos pagavam R$ 2 mil por 15 dias de permanência nos presídios da Polinter

Além do delegado, identificado como Renato Soares Vieira, coordenador do Núcleo de Controle de Presos da Polinter (Nucop), outras seis pessoas já foram detidas. Segundo a polícia, Renato seria o responsável pelo esquema. 

Quatro homens com mandados de prisão já estavam detidos. Nove mandados de prisão são para policiais, sendo sete inspetores, um oficial de cartório e um delegado, já preso.

Agentes foram até a casa que seria do inspetor civil Antônio Carlos Ferreira, na Estrada Caneca Fina, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, cumprir mandado de prisão e busca e apreensão. Contudo, ao chegar no local, policiais foram informados que o acusado não mora na residência. Nos fundos da casa foram encontrados móveis e calçados, que pertecem ao atual dono da casa, um comerciante da região.

Leia também:
Esquema na Polinter permitia que presos saíssem da cadeia para cometer crimes