quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OMISSÃO: Empresa TTrans diz que alertou governo Sérgio Cabral sobre riscos na operação dos bondes
O Globo

RIO - Acusado de desperdiçar R$ 9 milhões reformando sete bondes de Santa Teresa com peças de trem inadequadas em 2008 , o presidente da Empresa TTrans, Massimo Giavina, rebateu na terça-feira as afirmações do presidente da Central, Eduardo Macedo. Giavina alegou que as peças usadas pela empresa eram de última geração e informou que, a pedido do próprio secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a TTrans elaborou em maio passado uma relatório sobre a situação do serviço dos bondes. Segundo ele, no documento foi diagnosticado o risco de acidentes.

- O relatório foi apresentado para o Julio Lopes em 1º de agosto. Ele foi enviado também para a Central, ainda no mês de junho, muito antes do acidente que matou seis pessoas (em 27 de agosto). O estudo tinha fotos mostrando vários desníveis nos trilhos, apontava a falta de treinamento dos condutores e exigia limite de velocidade e mais sinalização para os bondes. Tudo foi ignorado - afirmou.

Outro ponto levantado pelo presidente da TTrans é a existência de um relatório feito pela Central em 2002 e enviado à secretaria, apontando a falha no sistema de freio dos bondes antigos, problema que causou o grave acidente de agosto.

- A conclusão do estudo é que o sistema de freios dos bondes antigos era obsoleto. Qualquer manobra para manutenção não garantiria a segurança dos usuários - disse Giavina.

Leia também:
Acidente com bonde em Santa Teresa deixa mortos e feridos
Peritos encontram mais de 20 falhas em bonde que descarrilou em Santa Teresa