domingo, 22 de julho de 2012

FARRA EM PARIS: Deputado Roberto Dinamite e outros se recusaram a assinar CPI para investigar Delta e Sérgio Cabral

Veja a lista abaixo dos parlamentares cúmplices que protegem governador na Alerj. No Rio, ao invés do poder legislativo fiscalizar o executivo, ele se torna conivente


RIO - Os deputado estaduais Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Clarissa Garotinho (PR-RJ) deram entrada, nesta tarde de quarta-feira, com pedidos de abertura de CPI para investigar os contratos entre o governo estadual e a empreiteira Delta, do empresário Fernando Cavendish, e viagens do governador Sérgio Cabral (PMDB). O pedido de Freixo foi feito por meio de projeto de resolução que, após publicação no Diário Oficial, deverá ir à votação em plenário. A aprovação por maioria absoluta garante a instalação da CPI na Alerj. Paralelamente, Freixo colhe assinaturas em requerimento para a abertura da CPI. No Congresso, não estão previstos os depoimentos de Cavendish e nem do governador Sérgio Cabral.

O parlamentar entrou também com requerimento de informações sobre todos os custos relacionados às viagens do governador Sérgio Cabral e a primeira-dama, Adriana Ancelmo, não só das passagens aéreas, como também dos jantares e passeios realizados nas cidades europeias de Paris e Monte Carlo em companhia do dono da Delta, Fernando Cavendish, de diversos secretários do governo estadual, e de suas mulheres. O requerimento se refere especificamente a julho esetembro de 2009.

Freixo já havia dado entrada em requerimentos, em 2011, na tentativa de obter informações sobre as relações entre o governo e a empresa privada. Em um dos requerimentos, de 10/5/11, ele solicitou dados sobre todas as viagens realizadas pelo governador, até então, com os custos, locais e o tempo de estadia. Em outro anterior, de 19/6/8, o parlamentar já havia cobrado essas informações. Em ambos os casos, não obteve resposta. Os requerimentos sequer chegaram a ser publicados no Diário Oficial.

Além dos requerimentos, Freixo também entrou em 2011 com representações no Ministério Público estadual e no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para solicitar esclarecimentos sobre os contratos entre a Delta e o governo estadual. Nesses casos, as representações foram arquivadas sob a alegação de falta de indícios de irregularidades.

- Mais do que da Delta ou de seu sócio majoritário Cavendish, o problema é do governo do Rio de Janeiro. O fato é que essa é uma empresa que cresceu assustadoramente e tem 100% dos seus negócios com o poder público. E opera no Brasil inteiro do modo como aprendeu a operar no Rio de Janeiro. Claro que há fortes indícios nesse caso de quebra de decoro, de improbidade, de corrupção - justifica Freixo.

Já a deputada Clarissa Garotinho recolheu assinaturas para protocolar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as viagens do governador Sérgio Cabral. Para protocolar o pedido são necessárias vinte e quatro assinaturas, no entanto apenas quatorze deputados assinaram.

- É uma vergonha o comportamento dos deputados da base governista, que querem defender o indefensável. Cabral não disse como pagou, nem quem pagou as despesas! Se foi o Cavendish é crime! Se não foi, o governador precisa provar como ele consegue, com um salário que na época era de R$13,5 mil arcar com essa farra milionária! Essa CPI deve ser de interesse de todos. O cidadão não pode mais ficar sem resposta frente a todas essas denuncias - disse a deputada, filha do ex-governador Anthony Garotinho, que publicou em seu blog fotos e vídeos de Cabral na França na companhia de secretários do governo e dos empresários Fernando Cavendish e George Sadala.

Confira na lista abaixo os deputados que se recusaram a assinar a CPI das Viagens do Cabral:

André Correa (PSD);

André Lazaroni (PMDB);

Coronel Jairo (PSC);

Rafael do Gordo (PSB);

Rosângela Gomes (PRB);

Alexandre Correa (PRB);

João Peixoto (PSDC);

André Ceciliano (PT);

Andréia Bussato (PDT);

Bernardo Rossi (PMDB);

Chiquinho da Mangueira (PMDB);

Claise Maria Zito (PSD);

Dica (PSD);

Domingos Brazão (PMDB);

Edson Albertassi (PMDB);

Gilberto Palmares (PT);

Graças Matos (PMDB);

Graça Pereira (PSD);

Helcio Angelo (PSD);

Gustavo Tutuca (PSB);

Janio Mendes (PDT);

Márcio Pacheco (PSC);

Myrian Rios (PSD);

Nilton Salomão (PT);

Paulo Melo (PMDB);

Pedro Augusto (PMDB);

Roberto Dinamite (PMDB);

Robson Leite (PT);

Rosenverg Reis (PMDB);

Sabino (PSC);

Xandrinho (PV);

Zaqueu Teixeira (PT).

Matéria originalmente publicada no Globo Online