sexta-feira, 20 de julho de 2012

FARRA EM PARIS: Oposição na Câmara Federal quer convocar Sérgio Cabral para depor na CPI do Cachoeira

Parlamentares querem saber se governador do Rio beneficiou de forma irregular a construtora Delta de seu amigo e vizinho Fernando Cavendish


O deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR), representante do partido na CPI do Cachoeira, deve protocolar hoje na secretaria da comissão um pedido para a convocação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

O PSDB diz que pretende apurar uma suposta conexão entre a amizade de Cabral com o dono da Delta, Fernando Cavendish, e o aumento dos contratos entre a construtora e o Estado do Rio.

A Delta virou um dos focos da CPI devido à relação de executivos da empresa com o empresários Carlos Cachoeira, investigado pela PF.

"A sociedade do Rio de Janeiro exige esclarecimentos", disse o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ).

Desde sexta, ex-governador Anthony Garotinho (PR), rival de Cabral, veicula em seu blog fotos e vídeos que mostram o governador e secretários confraternizando com Cavendish em viagens à França e a Mônaco.

A assessoria de Cabral informou que ele não iria se manifestar sobre a suposta convocação. A CPI retoma hoje os trabalhos e pode convidar para depor o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Congressistas acusam Gurgel de ter sido moroso na investigação contra políticos envolvidos com o grupo de Cachoeira.

Matéria originalmente publicada na Folha de São Paulo