quinta-feira, 19 de julho de 2012

NO AGUARDO!! Para analistas, CPI do Cachoeira tem teor explosivo


SÃO PAULO - A CPI Mista do Cachoeira tem potencial para causar estragos na base aliada e na oposição e, pelo peso dos escândalos divulgados até agora, a tropa de choque do Palácio do Planalto terá dificuldades em abafar eventuais denúncias contra o governo federal. A avaliação é de cientistas políticos, segundo os quais as contradições na base e os ruídos no diálogo entre o Palácio do Planalto e o Congresso podem levar a investigações profundas.

O cientista político e professor de sociologia do Insper Carlos Melo considera que as denúncias, sobretudo com base nas operações Las Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, têm conteúdo para causar turbulências no Congresso , o que pode comprometer políticos de diferentes partidos. Ele avalia que as celeumas entre a base e oposição, bem como a presença na CPI de parlamentares com carreira no Ministério Público podem levar a investigações substanciais.

Para Melo, é remota a possibilidade de acordo para evitar uma investigação séria.

— Para que dê em nada, é necessário um controle afinado e um acordo entre todos os membros. O governo, contudo, não pode se orgulhar, nos últimos tempos, de sua coordenação política.

O cientista político e consultor do Movimento Voto Consciente, Humberto Dantas, concorda quanto ao potencial explosivo da CPI mista e crê que haverá punições, mas não a todos os envolvidos. Ele considera que a CPI deve ter resultados aquém do esperado pela sociedade.

— A CPMI tem um potencial de explosão, de levantar questões como a relação entre o público e o privado, o corporativismo político e até a questão das doações de campanha , como as realizadas pela construtora Delta. Acredito que ela vai punir, mas deve ficar circunscrita a bodes expiatórios. E deve sobrar, de novo, para o Poder Judiciário.

O cientista político da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo , Rui Tavares Maluf, observa que as denúncias devem arranhar parlamentares da situação e da oposição . Para ele, o teor dos escândalos divulgados até agora dificilmente serão abafados, mesmo com o julgamento do mensalão no STF.

— A punição aos envolvidos vai depender da efetividade do julgamento do processo do mensalão, que será uma espécie de referência para esse caso.

Matéria originalmente publicada no Globo Online