segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Rede Globo trabalha para reeleger Eduardo Paes


Partidos políticos do Rio de Janeiro pressionam a TV Globo para que a emissora revise a decisão de fazer a cobertura diária em seus telejornais apenas dos candidatos que tiveram mais de 10% das intenções de votos na última pesquisa do Ibope, divulgada na sexta-feira. Se a empresa mantiver a proposta original, apenas o atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB), vai aparecer nos noticiários.

De acordo com a assessoria do PV, que tem como candidata Aspásia Camargo, a sigla pediu que a emissora reconsidere a medida, a fim de garantir tratamento isonômico a todas as coligações. A assessoria do candidato do PSDB, Otávio Leite, disse que a coligação ficou surpresa com a decisão da Globo e que os advogados do partido estudam a possibilidade de cobrar judicialmente o direito de aparecer nos noticiários da emissora.

A expectativa dos partidos é de que a rede de televisão reconsidere a medida, assim como fez em São Paulo, onde se comprometeu a acompanhar a agenda dos seis principais candidatos à prefeitura. Anteriormente, a empresa abriu o espaço diário de seus telejornais apenas às campanhas dos dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto. Insatisfeito, o PT ameaçou entrar na Justiça Eleitoral para que o seu candidato, Fernando Haddad, também tivesse mais visibilidade na televisão.

O Terra não conseguiu contato com a assessoria da emissora neste domingo.

Matéria originalmente publicada no site Terra Notícias